A aplicação do site BestTables - que permite reservar mesas em restaurantes, em tempo real e com recurso à georreferenciação - precisou de menos de 24 horas para chegar à liderança da tabela de downloads da versão portuguesa da App Store.

Entre as 9h00 de ontem, segunda-feira, e as 14h00 de hoje, altura em que teve acesso aos dados fornecidos pela Apple, a aplicação para dispositivos moveis da maçã tinha sido descarregada 2.234 vezes, detalhou o CEO da BestTables, que também se mostra satisfeito com o feedback e nível de utilização registados.

De acordo com Ricardo Sécio, nestas primeiras horas foram feitos cerca de 6.000 logins - o que é diferente de utilizadores únicos, porque a mesma pessoa pode aceder várias vezes num dia ao serviço, nota o responsável. No que respeita a reservas propriamente ditas, estas já existem, "mas ainda não são relevantes para fazer uma avaliação" do desempenho, refere.

Lançada ontem, a aplicação para iPhone marca a entrada da empresa portuguesa no mercado móvel, um percurso que deverá seguir com a disponibilização de uma versão para Android, na segunda metade do ano, adiantou ao TeK o mentor do projeto.

Questionado a respeito da opção, explica que os dados de que dispõem indicam que o nível de utilização das aplicações para iPhone é superior ao registado entre quem usa smartphones Android - ainda que o número de downloads possa apresentar uma relação inversa.

Em fase de avaliação está também a criação de uma solução otimizada para equipamentos com Windows Phone, mas para esta não existem ainda previsões de lançamento.

A primeira aplicação móvel do BestTables leva para os smartphones da Apple as funcionalidades oferecidas através do site do serviço, do qual já tivemos oportunidade de destacar no TeK, acrescentando-lhe a georreferenciação, com recurso ao Google Maps.

[caption]BestTables App[/caption]

Permite, por isso, "saber quais os restaurantes nas redondezas, pesquisas por categorias e critérios de interesse, beneficiar de promoções e reservar mesa a qualquer hora, sem custos ou problemas com chamadas impedidas", lê-se num comunicado à imprensa.

Integração com o Facebook e Twitter, partilha de comentários, possibilidade de adicionar notas à reserva e receber um email com a confirmação e link com um mapa que ensina a chegar ao local são outras das particularidades de um projeto que os autores classificam como único no país, acrescentando que "mesmo em Espanha não existe uma aplicação assim".

[caption]BestTables App[/caption]

Desenvolvida pela Research&Design, em estreita colaboração com os criadores do site de reservas, a solução demorou cerca de 4 meses a preparar, conta Ricardo Sécio, sem revelar o montante do investimento.

Madeira e Açores na rota do BestTables

Lançado em abril de 2011 em Portugal continental, o BestTables é agora encarado como um sucesso pelo seu mentor, que adiantou ter intenções de estender o projeto aos Açores e Madeira já no segundo trimestre de 2012.

Segundo Ricardo Sécio, a empresa atingirá o break even do investimento ainda este ano e continua a estudar a internacionalização e novas valências. "Há muitas oportunidades na área dos serviços para restaurantes" e para agentes dispostos a intermediar a sua relação com os clientes, afirmou em conversa com o TeK.

A organização continua a funcionar com 6 pessoas, mas o serviço processa agora "milhares de reservas por semana", numa altura em que está a trabalhar com 500 restaurantes do norte a sul do país.

O número de reservas estabilizou - o que garante o sucesso do negócio, uma vez que os utilizadores não pagam para usar o serviço, pelo que o rendimento da BestTables depende do retorno que os restaurantes obtenham - e o trabalho noutras áreas deve aumentar, estima o responsável pelo site, que conta atualmente com cerca de "14.000 clientes registados com atividade regular".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes