Duas aplicações em português para a maior rede social do mundo estão a ser usadas para levar os utilizadores a "gostar" de várias páginas em troca funcionalidades a que estes nunca chegam a ter acesso.
"Vê Quem te Visita no Facebook" e "Muda a Cor do Facebook" são as promessas das Apps. Os interessados são depois informados de que, em troca do serviço publicitado, o utilizador deve, não só "gostar" de uma série de páginas, mas também autorizar a publicação de informação sobre as aplicações no seu mural - o que funciona como "isco" para os seus contactos e proliferação da fraude.
De acordo com o técnico de segurança David Sopas, que alerta no seu blog para a existência do esquema, o objectivo parece ser apenas o de levar os membros do serviço a fazerem "Gosto/Like" em diversas páginas na rede social - como o AdoroPortugal, BenquistasOnline ou PortistasOnline - não aparentando, qualquer das páginas, ter conteúdo malicioso.
Outra das características mencionadas pelo blogger é o facto de numa suposta verificação para validar se a vítima efectuou todos os passos solicitados, não passar, na realidade, de uma imagem, sem qualquer programação ou evento associado.
Estas páginas que promovem serviços inexistentes contam com "centenas de utilizadores online a cada minuto", refere a mesma fonte, e já foram partilhadas no Facebook mais de 200 mil referências ao domínio FreeAppFacebook.com, ao qual estão associadas as aplicações em causa.
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários