No final do ano são várias as empresas que revelam quais as tendências que marcaram os seus serviços ao longo dos meses. Mas possivelmente nenhuma outra tecnológica consegue gerar tanto barulho como a Google e o seu Zeitgeist. Para 2013 e para Portugal os resultados já são conhecidos.

Em ano de lançamento de dois iPhone, o gadget mais procurado do ano no motor de busca acabou por ser o iPhone 5, o modelo de 2012. O novo iPhone 5s aparece logo na segunda posição, enquanto o termo iPhone fica com o terceiro lugar. Os termos Samsung Galaxy surgem como os quartos mais procurados desta categoria, fechando o top 5 a marca PlayStation - muito possivelmente devido ao lançamento da nova consola.

A nível de marcas também é a Apple quem lidera. A empresa de Cupertino foi a mais pesquisa pelos portugueses na área da tecnologia, batendo a Samsung, a Microsoft, a Nokia e a HP que ficaram com as posições seguintes pela ordem de enumeração. Destaque para a ausência da Sony desta tabela, apesar de conseguir colocar três termos entre os dez mais procurados no campo dos gadgets.

[caption]Gadgets e Marcas[/caption]

Nas redes sociais o Facebook dominou as pesquisas em Portugal. O YouTube ficou com a segunda posição e o polémico Ask.fm surge no terceiro lugar. Nesta categoria o destaque vai para o Hi5 que ainda consegue constar entre os termos mais pesquisados a nível de redes sociais e consegue ficar à frente de nomes como LinkedIn, Pinterest e Flickr.

Fica também uma lista dos blogues e das aplicações mais pesquisados pelos internautas portugueses durante 2013.

[caption]Redes Sociais[/caption]

Ainda na área das TIC a Vodafone, TMN, Zon, Meo e Optimus, todas operadoras de telecomunicações, constam entre os termos mais pesquisados no segmento das marcas de consumo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico