O acesso à iTunes através do PyMusique, um software livre disponibilizado ontem por um conjunto de programadores, já não é possível. A Apple garante ter resolvido o "buraco de segurança" na iTunes Music Store que permitia aos utilizadores comprar música livre de quaisquer protecção contra cópias (ver Notícias Relacionadas).




A resposta da Apple a Jon DVD e seus "colegas de trabalho" obrigará os utilizadores de versões mais antigas da iTunes a actualizarem para a versão mais recente da loja de modo a poderem continuar a aceder ao serviço. "O buraco de segurança da iTunes Music Store recentemente explorado foi solucionado, e em consequência disso, a iTunes Music Store só venderá música a clientes que usem a versão iTunes 4.7", refere a empresa num comunicado.




Os autores do PyMusique asseguravam ontem que o software está dentro das regras de ética, olhando aos benefícios para a comunidade. O programa começou por ser desenvolvido como um interface iTunes destinado aos utilizadores de sistemas Linux, embora tenha sido igualmente disponibilizado em versão Windows.




A reacção da Apple já era esperada, uma vez que esta não foi a primeira vez que Jon Lech Johansen, mais conhecido por Jon DVD, desenvolveu um programa capaz de subverter as protecções de cópia adoptadas pela fabricante, obrigando-a a rever os seus sistemas.




Notícias Relacionadas:

2005-03-21 - Programadores independentes contornam DRM da iTunes com PyMusique

2004-08-13 - iTunes de novo na mira de Jon DVD


2003-12-24 - Johansen ilibado da acusação de pirataria de DVDs pela segunda vez


2003-11-28 - "Jon DVD" quebra mecanismo de protecção do iTunes com QTFairUse