O projeto de lei 228/XII elaborado pelo Partido Comunista Português, que prevê a compensação de autores que permitam a partilha das suas obras na Internet, está mais perto de ser discutido na Assembleia da República. As entidades ligadas à área já foram convidadas a elaborarem um parecer sobre a proposta legislativa. Todas as observações devem ser entregues até 22 de julho.

Entre as organizações convidadas a elaborar um parecer estão a AGECOP, APRITEL, ANSOL, SPA, GDA, GEDIPE, ACAPOR, entre outras. As entidades que não foram contactadas mas que têm um parecer sobre o Regime Jurídico da Partilha de Dados Informáticos podem escrever as propostas na página de contributos, disponível neste link.

Os contributos podem ser relativos a todo o projeto de lei ou pode apenas incidir sobre alguns dos 10 artigos que compõe a proposta. Até ao momento ainda não foram entregues quaisquer contributos.

O projeto de lei do PCP foi apresentado e aprovado para discussão a 4 de maio do ano passado, tendo baixado à 8ª comissão parlamentar, responsável pelas áreas de Educação e Ciência, tendo ainda uma conexão com a 1.ª Comissão responsável pelos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A proposta está desde 14 de junho em nova apreciação por parte da comissão de generalidade.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.