Em novembro do ano passado, a Google anunciou que o armazenamento ilimitado no Google Photos tinha os dias contados. Com o prazo-limite de 1 de junho a aproximar-se a largos passos, a gigante de Mountain View volta a avisar os utilizadores de que, em breve, todos os novos uploads de fotos e vídeos passam a contar nos 15 GB de armazenamento gratuito partilhados pelos restantes serviços de armazenamento disponibilizados pela empresa.

No seu blog oficial, a Google apresenta quatro pontos-chave que os utilizadores do serviço devem ter em mente para tornar todo o processo de transição mais fácil. A empresa começa por relembrar que todos os uploads em “Alta qualidade” feitos antes do prazo estabelecido não vão contar para o limite de armazenamento.

De acordo com a Google, os utilizadores terão acesso a estimativas personalizadas relativamente ao espaço que têm disponível. Por exemplo, a empresa estima que 80% das pessoas que usam o serviço demorarão pelo menos três anos para atingir os 15GB. À medida que se aproxima dessa marca, os utilizadores receberão notificações na app e emails de alteração.

Google | Google Photos Google | Google Photos
créditos: Google

Para tornar as opções de armazenamento mais fáceis de entender, a empresa vai mudar o nome do modo “Alta qualidade” para “Storage Saver”. Recorde-se que, ao contrário da opção de armazenamento “Original”, o modo reduz ligeiramente a qualidade do conteúdo para poupar espaço.

Mas não é tudo: a pensar em quem está no processo de limpeza dos ficheiros que tem guardados no Google Photos, a empresa anuncia a chegada de uma nova ferramenta gratuita. Através dela será possível eliminar mais facilmente todas as fotografias e vídeos que estão a mais e que contam para o limite de 15 GB de armazenamento gratuito.

Está preocupado com o destino das suas fotos e vídeos no Google Photos? Existem algumas medidas que pode tomar e que detalhamos num How To TeK dedicado à temática.

Clique nas imagens para recordar como como “salvar” as fotos e vídeos que tem no Google Photos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.