Para muitos, os serviços de armazenamento na Cloud da Google são uma ferramenta essencial. O Google Photos, em particular, permite armazenar todas as memórias fotográficas e em vídeo de forma ilimitada, desde que sejam guardadas em “Alta qualidade”, que, ao contrário do modo “Original”, reduz ligeiramente a qualidade do conteúdo para poupar espaço.

No entanto, em novembro, a Google deu a conhecer que o backup ilimitado tem os seus dias contados. A partir do dia 1 de junho de 2021, todos os novos uploads de fotos e vídeos que fizer para o Google Photos vão passar a contar nos 15 GB de armazenamento gratuito partilhados pelos restantes serviços de armazenamento disponibilizados pela empresa e que incluem a Drive e o Gmail.

A empresa explica também que todos os uploads em “Alta qualidade” feitos antes do prazo estabelecido não vão contar para o limite de armazenamento. Para amenizar os ânimos de quem não gostou propriamente da mudança, a Google assegura que 80% dos utilizadores do Google Photos demorarão pelo menos três anos para atingir os 15GB.

A questão pode tornar-se mais complicada no caso das contas inativas. Imagine que criou uma conta Google exclusivamente para guardar um vasto conjunto de fotos ou vídeos e, entretanto, acabou por esquecer-se dele. A partir de junho do próximo ano, poderá arriscar-se a perdê-lo, pois se o limite de 15 GB for ultrapassado por mais de 24 meses, a Google poderá apagar alguns dos seus ficheiros.

Se está preocupado com o eventual destino das suas fotos e vídeos, existem algumas medidas que pode tomar, incluindo fazer uma eventual limpeza aos ficheiros que estão simplesmente a ocupar espaço. Quer verificar quanto espaço tem disponível no serviço de armazenamento na Cloud da Google? Temos um How To TEK que o pode ajudar.

Clique na galeria para saber como “salvar” as fotos e vídeos que tem no Google Photos

Siga estes passos:

1 – Na página inicial do Google, clique no ícone ao lado da sua foto de perfil e escolha o Google Photos.

2 – Clique no ícone da roda dentada para aceder às definições.

3 – Para mudar o tamanho dos uploads que faz, vá à secção “Tamanho do carregamento de fotos e vídeos” e selecione a opção “Alta Qualidade”.

4 – Para passar quaisquer fotos ou vídeos que estejam no modo “Original” para “Alta Qualidade” clique em “Recuperar Armazenamento”. A Google lembra que este é um processo que não pode ser retrocedido, além disso, só o poderá realizar uma vez por dia.

5 – Clique em comprimir. Se tiver muitos ficheiros, o processo poderá demorar até uma hora.

Se prefere os serviços da Google e precisa mesmo de mais espaço para guardar todas os seus ficheiros, há a possibilidade de optar por um dos planos pagos do Google One. Para aumentar o armazenamento até 100 GB, terá de pagar uma mensalidade de 1,99 euros. Há também uma opção de 200 GB, com um preço de 2,99 euros por mês, e ainda outra de 1 TB, por uma mensalidade de 9,99 euros.

Por outro lado, se não lhe agradam as ofertas da Google e fazer um backup físico não está nos seus planos, existem múltiplos serviços online a que pode recorrer e que poderá encontrar num How to TEK anterior, relembrando que também contam com modalidades pagas, caso tenha de guardar muitos ficheiros.

No How To TeK queremos ajudar todos os leitores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.