(Actualizada) A Agência Fonográfica Portuguesa divulgou hoje os números das músicas vendidas em Portugal, via Internet, ao longo do ano passado. Os dados têm em conta as vendas em sete plataformas digitais e apontam para a comercialização de 122.245 faixas de música (somando os 50 temas que mais venderam).

A música mais descarregada online, de forma legal, foi Love in The Club de Husher com 9.266 faixas vendidas. Brandi Carlile ocupou a segunda posição com a música The Story, descarregada 8.578 vezes. A terceira música mais procurada por quem compra online foi Mercy de Duffy, comprada 4.669 vezes.

A primeira posição portuguesa da tabela dos 50 mais vendidos é ocupada por Jorge Palma, que surge na oitava posição da tabela com 3.575 downloads, um pouco menos que a Canção do Orelhinhas, que chegou no ano passado a 4.378 dispositivos digitais.

A tabela elaborada pela Nielsen resume dados do iTunes, e-Music, Sapo/Musicaonline, Optimus, TMN, Vodafone e 7 Digital.

Deixamos a lista dos 15 primeiros.

1 LOVE IN THIS CLUB - USHER
2 THE STORY - BRANDI CARLILE
3 MERCY - DUFFY
4 4 MINUTES - MADONNA
5 APOLOGIZE - TIMBALAND FEAT. ONE REPUBLIC
6 VIVA LA VIDA - COLDPLAY
7 CANCÃO DO ORELHINHAS - ORELHINHAS SCHNUFFEL
8 ENCOSTA-TE A MIM - JORGE PALMA
9 I'M YOURS - JASON MRAZ
10 GOOD LUCK / BOA SORTE - BEN HARPER; VANESSA DA MATA
11 SWEET ABOUT ME - GABRIELLA CILMI
12 NO ONE - ALICIA KEYS
13 BETTER IN TIME - LEONA LEWIS
14 BLEEDING LOVE - LEONA LEWIS
15 I KISSED A GIRL - KATY PERRY

Nota de Redacção [30-01-2009]: Em comunicado, a AFP, veio esclarecer que os dados apresentados anteriormente e publicados nesta notícia pelo Tek não são dados totais mas parciais.
"A Nielsen SoundScan foi alertada por um dos seus fornecedores de informação. Devido a problemas técnicos, os números fornecidos pela Nielsen SoundScan International à AFP relativos a 2008 são parciais. Uma vez que a Nielsen SounScan não estava a receber números totais até ao final do ano, a tabela enviada não era representativa da totalidade do mercado digital em Portugal", pode ler-se no comunicado agora enviado pela AFP.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.