A Ask Jeeves anunciou ontem que seleccionou o Programa de Links Patrocinados do Google, um serviço publicitário pago, para ser utilizado nos motores de busca da empresa norte-americana de pesquisas via Internet.



Nos termos deste acordo com o Google - que substitui uma parceria com a companhia de publicidade Overture Services, a empresa e o motor de busca mais famoso da Internet vão partilhar as receitas geradas pelos anunciantes do Google nos sites de pesquisa da Ask Jeeves durante os próximos três anos, um montante estimado em mais de 100 milhões de dólares (99,33 milhões de euros).



Contudo, os detalhes específicos sobre o acordo de partilha de receitas não foram divulgados. O serviço de links patrocinados do Google irão complementar a própria suite de produtos publicitários da Ask Jeeves.



Skip Battle, director executivo da companhia referiu num comunicado que a decisão de deixar a Overture e assinar com o Google se deveu unicamente a motivos financeiros, dadas as melhores condições da oferta do Google.



Este responsável previu ainda que as receitas da Ask Jeeves obtidas através de listagens pagas - listas de anúncios colocadas no topo da página que apresenta os resultados das pesquisas, em que cada empresa surge melhor posicionada consoante o preço que pagar - irá duplicar ente o terceiro e o quarto trimestre como resultado da nova parceria com o Google.



Assim, a partir de Setembro de 2002, os links patrocinado do Google irão substituir as listagens pagas actualmente existentes nos sites de pesquisa da Ask Jeeves, o Ask.com e o Teoma.



As companhias de pesquisa na Internet estão cada vez mais a adoptar o modelo das listagens pagas ou anúncios como uma forma de aumentar as suas receitas, uma vez que são uma das poucas áreas da publicidade na Internet que estão a registar um grande crescimento.


Notícias Relacionadas:

2002-07-01 - Motores de busca devem assinalar links pagos nos resultados das pesquisas

2001-07-18 - Motores de busca acusados de exibirem publicidade disfarçada

2000-11-24 - Google propõe publicidade para pequenas empresas

2000-09-20 - Google é o motor de busca preferido

2000-04-05 - Motores de busca passam no exame