O Zoom IQ, apresentado pela plataforma de videoconferências em março deste ano, é agora o Zoom AI Companion. O assistente digital, baseado em inteligência artificial generativa, da Zoom vai passar a estar disponível, sem custos adicionais, para quem usa a versão paga da plataforma.

Em comunicado a empresa afirma que várias empresas já experimentaram as funcionalidades com IA no Zoom. A partir do Outono, a oferta será expandida com o lançamento do AI Companion.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Segundo a Zoom, a sua abordagem incorpora modelo de linguagem de grande escala (LLM, na sigla em inglês) próprios, assim como modelos desenvolvidos pela Meta, OpenAI e Anthropic.

O AI Companion, que poderá ser encontrado em várias funcionalidades da plataforma, das videoconferências às conversas entre equipas. O objetivo é ajudar os utilizadores a serem mais produtivos e a trabalharem em equipa de modo mais eficaz, afirma a Zoom.

Por exemplo, durante as reuniões online, os participantes que cheguem mais tarde podem pedir ao AI Companion para lhes fazer um resumo sobre o que foi falado, colocando questões ao assistente digital num painel ao lado da janela de videoconferência.

Zoom volta a mudar políticas e afirma que não vai usar dados dos utilizadores para treinar modelos de IA
Zoom volta a mudar políticas e afirma que não vai usar dados dos utilizadores para treinar modelos de IA
Ver artigo

O assistente é também capaz de gerar resumos no final das reuniões, enviando-os aos anfitriões de modo a que partilhem a informação com os participantes que não puderam estar presentes.

A Zoom tem planos para lançar, na Primavera do próximo ano, uma funcionalidade que permite ao AI Companion dar feedback aos utilizadores sobre a sua participação nas reuniões e apresentar recomendações para melhorarem as suas capacidades.

Já na funcionalidade de chat entre membros de uma equipa, o AI Companion será capaz de gerar mensagens tendo em conta o conteúdo de uma determinada conversa, sendo possível ajustar o tom e a dimensão das mesmas. A Zoom detalha que, no próximo ano, os utilizadores poderão aceder a opções de preenchimento automático de mensagens, assim como de agendamento de reuniões a partir do chat.

Com o assistente digital, o quadro-branco virtual disponibilizado pela plataforma permitirá gerar e categorizar ideias. Na Primavera do próximo ano, a funcionalidade dará aos utilizadores a oportunidade de gerarem imagens a partir do conteúdo presente nos seus quadros virtuais. No Zoom Mail, o assistente ajudará a gerar rascunhos para emails e, em 2024, chegará ao Zoom Notes e Phone.

De acordo com a Zoom, na Primavera de 2024, os utilizadores poderão interagir com o AI Companion através de uma interface de conversa, algo que a empresa afirma ser útil, por exemplo, para a preparação de reuniões e para apoiar videoconferências em tempo real.