
Foram publicados na Internet milhares de endereços de email e senhas de acesso de membros das Nações Unidas, políticos, polícias e membros de serviços de inteligência, revela hoje o The Guardian.
Os dados publicados online terão tido acesso facilitado na sequência do ataque reivindicado pelo grupo hacktivista Anonymous na altura do Natal, num ataque que permitiu aceder às bases de dados da Stratfor, uma consultora especializada em segurança, com ligações a diversos organismos oficiais nos Estados Unidos e noutros países.
A ação leva para a Internet informação de 221 militares britânicos e 242 membros da NATO do mesmo país, entre os quais funcionários bastante próximos do Primeiro-ministro, como membros dos serviços de inteligência ou assessores. O impacto é maior nos Estados Unidos onde o número de afetados pelo ataque, próximos de centros de decisão políticos ou militares, é ainda maior.
O ataque anunciado em dezembro expôs dados de 850 mil subscritores do site da Stratfor. Destes, 75 mil subscritores dos serviços online da empresa viram também expostos os seus dados de cartões de crédito.
Um especialista que analisou o caso para o diário britânico concluiu que nesse lote estão milhares de endereços e informação pertencente a membros do governo britânico e norte-americano. No caso britânico a investigação apurou, por exemplo, que foram expostos os dados de 23 parlamentares.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários