
Entre a "operação leão em ascenção" [Operation Rising Lion], a "operação martelo da meia-noite" [Operation Midnight Hammer] e o cessar fogo ontem comunicado por Donald Trump, os ataques não se ficaram pelas bombas no terreno e passaram-se também ao nível informático, como já se tornou habitual noutros conflitos. Os dados do Cloudflare Radar mostram a intensificação dos ataques DDoS logo a seguir ao ataque de Israel a 13 de junho.
Nos dias que se seguiram à operação militar de Israel contra alvos do irão, os ataques informáticos do tipo DDoS (Distributed Denial of Service ou Negação de Serviço Distribuída) aumentaram 77%, quando comparados com a semana anterior mas o impacto é muito maior quando é feita a comparação com a mesma semana do mês de maio, registando-se um crescimento de 274%.

O Cloudflare Radar mostra também uma mudança dos países aos quais são dirigidos estes ataques nas últimas duas semanas, com os Estados Unidos a representarem 47% e a França 10% dos ataques, enquanto a Turquia viu uma redução de 39% nos ataques com origem no Irão.

Desde ontem o volume de ataques com origem no Irão diminuiu, no que parece ser um "arrefecimento" da atividade depois do cessar-fogo anunciado pelo Presidente dos Estados Unidos que o Irão não terá cumprido. Esta manhã Israel já adiantou que vai responder a um ataque de misseis contra Telavive que ainda não foi confirmado nem desmentido oficialmente pelo Irão.
De notar que os dados do Cloudflare Radar mostram também que no dia 18 de junho, quando o governo iraniano impôs um bloqueio da internet no país, o tráfego dos ataques parou, sendo retomado a um nível mais elevado do que o habitual a 21 de junho.

Ao longo do ano passado, diferentes tipos de eventos contribuíram para provocar “apagões” de larga escala na internet um pouco por todo o mundo. Entre desastres naturais, operações de sabotagem, decisões políticas e cabos cortados, vários problemas voltaram a mostrar que a resiliência do mundo digital pode rapidamente ser posta em causa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Porsche estreia carregamento sem fios para elétricos com o novo Cayenne -
App do dia
Ainda se lembra da VSCO? App tem uma nova versão para fotografar com filtros e efeitos em tempo real -
Site do dia
Vagas de calor, incêndios e qualidade do ar com mudanças assinaladas no observatório da Terra -
How to TEK
Saiba como iniciar rapidamente uma conversa de voz num grupo do WhatsApp
Comentários