
O banco garante que conseguiu conter o problema, que entretanto explicou ter sido um ataque de negação de serviço (DDoS) e como tal não há dados de clientes comprometidos.
Um ataque deste género é concretizado quando um site ou serviço online se vê confrontado com um número anormal de pedidos de acesso, gerando um volume de tráfego a que não consegue dar resposta.
“O HSBC conseguiu defender-se com sucesso contra o ataque e as transações não foram afetadas. Estamos a trabalhar para restaurar os serviços”, explica uma nota divulgada pelo banco, onde também é deixado um pedido de desculpa aos clientes.
Já no início do mês os clientes do HSBC tiveram dificuldades no acesso aos serviços de banca online durante dois dias. Na altura a empresa não admitiu ter sido vítima de um ataque informático, embora a informação tivesse circulado. Adiantou que estava a resolver questões técnicas complexas.
Esta segunda quebra de serviço acontece no final do mês, data limite para o pagamento de vários impostos no Reino Unido, país que é sede do banco e que terá sido o único afetado pelo problema.
A banca está entre os sectores mais visados por ataques informáticos. As notícias de ataques e tentativas de ataques são frequentes e serão em número muito inferior ao dos casos efetivamente registados. Em Portugal os casos divulgados mais recentemente referem-se sobretudo ao phishing.
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