Novos dados avançados pela Kaspersky indicam que, em 2023, foi registado um aumento de 40% nos ataques de phishing. Ao todo, os sistemas da empresa de cibersegurança registaram mais de 709 milhões de tentativas de acesso a ligações de phishing.
Os especialistas detalham que, além de um pico significativo na atividade de phishing observado em maio e junho, o número de ataques aumentou de forma constante ao longo do ano.
A tendência pode estar relacionada com o início da época festiva, durante a qual os cibercriminosos aproveitam para propagar esquemas relacionados com viagens, tal como bilhetes de avião falsos, excursões e ofertas de hotéis.
Com a crescente popularidade da inteligência artificial, a integração desta tecnologia deu aos cibercriminosos novas oportunidades para explorar mais formas de ataque. Apesar disso, as táticas mais “tradicionais” não foram esquecidas, incluindo durante lançamentos, eventos e estreias de maior visibilidade, como o filme da Barbie ou do Willy Wonka.
Os investigadores realçam também o aumento nos ataques propagados através de plataformas de mensagens. As soluções da Kaspersky impediram 62.127 tentativas de redirecionamento para links maliciosos e esquemas de phishing no Telegram, um aumento de 22% em relação ao ano passado.
A maioria das tentativas bloqueadas foram registadas em dispositivos que pertenciam a utilizadores na Rússia. O Brasil surge em segundo lugar, seguido pela Turquia, Índia, Alemanha e Itália, onde a atividade de phishing baseada no Telegram também cresceu.
"O phishing continua a ser uma ameaça predominante no panorama digital atual, evoluindo constantemente para enganar os utilizadores desprevenidos”, afirma Olga Svistunova, especialista de segurança na Kaspersky, citada em comunicado.
“A vigilância e o ceticismo são as nossas melhores defesas contra a possibilidade de sermos vítimas destes esquemas maliciosos. Seja cauteloso, verifique antes de clicar e proteja a sua identidade digital", realça a especialista.
O SAPO TEK tem reunido alguns dos principais exemplos de phishing que circulam em Portugal, que pode ver na galeria. Clique nas imagens para mais detalhe.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários