O Parlamento Europeu aprovou uma resolução que prevê a instalação obrigatória do dispositivo eCall em todos os carros novos, que a partir de 2015 deverão incluir de origem este sistema de pedido automático de ajuda. A decisão confirma a iniciativa do executivo europeu que já está a ser trabalhada há vários anos.

O serviço eCall baseia-se num dispositivo que aciona um pedido de ajuda para o serviço 112 em caso de acidente rodoviário, contacto esse que pode ser automático – tendo como base sensores integrados no airbag ou noutra zona do automóvel – ou manual, neste caso por meio de um botão que os passageiros acionam. A localização desse sinal poderá ser feita através de redes de comunicações via satélite ou móveis.

Estimativas divulgadas pelo Parlamento Europeu indicam que a instalação deste dispositivo poderá salvar cerca de 2.500 vidas por ano, bem como reduzir até 15 por cento a gravidade nos ferimentos dos sinistrados.

A criação de uma diretiva comunitária para a instalação obrigatória do eCall resulta da fraca adesão que este sistema tem tido por parte dos fabricantes, que há cerca de sete anos assinaram um protocolo com a Comissão Europeia no sentido de fomentar a sua utilização voluntária. Mas, até hoje, apenas 0,4% dos automóveis possuem o sistema eCall.

Além de tornar obrigatória a utilização do eCall em todos os carros novos a partir de 2015, a medida prevê também que o dispositivo e o serviço sejam gratuitos para o utilizador.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico