A secretária da segurança interna norte-americana, Janet Napolitano, alertou que pode estar iminente um "11 de setembro informático", e que um eventual ataque poderá ter um impacto semelhante ao causado pela tempestade Sandy, sobretudo ao nível das infraestruturas de abastecimento de água, eletricidade e gás.

Numa conferência realizada ontem em Washington sobre os acontecimentos de 11 de setembro, a responsável pela segurança interna nos EUA defendeu que o país não devia esperar até haver um "11 de setembro no mundo cibernético", e explicou que "há coisas que já deveríamos estar a fazer e que poderiam atenuar a extensão dos danos".

As palavras de Napolitano surgem na sequência da estratégia do governo Barack Obama de pressionar o Congresso norte-americano para a aprovação da legislação específica sobre segurança informática. Em 2012 o Congresso chumbou uma lei que previa a partilha de informação entre as autoridades judiciárias e as empresas, de modo a prever ataques a infraestruturas essenciais, na sua maioria entregues a privados.

Na altura, os representantes das empresas encaravam a lei como excessiva, enquanto os grupos defensores da privacidade alegavam que a medida permitiria situações de espionagem.

De acordo com a agência Reuters, o Presidente dos EUA está a preparar uma medida executiva que prevê a criação de um sistema voluntário de partilha de informações para proteger infraestruturas críticas, oferecendo incentivos às empresas que participarem.

No entanto, a aprovação de uma nova lei é vista pelas autoridades norte-americanas como essencial para oferecer garantias legais às empresas nesse processo de partilha de informação, até porque, segundo as autoridades, os recentes ataques online a bancos norte-americanos são um sinal de que as ameaças são reais e estão a crescer.

"Temos que lidar com esta questão muito urgentemente" defendeu Janet Napolitano, alertando para o facto de "os ataques estarem a surgir a toda a hora. Eles chegam de vários locais e assumem várias formas. Mas estão a aumentar na seriedade e na sofisticação".


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico