Avatar, o filme de James Cameron que foi considerado um sucesso de bilheteiras um pouco por todo o mundo, também o é no que respeita aos downloads ilegais e acaba de ser eleito "o mais filme mais pirateado de 2010".

O título é-lhe atribuído pelo TorrentFreak, uma das maiores comunidades sobre partilha de ficheiros online. Segundo as contas do serviço, o filme terá sido descarregado 16.580.000 vezes. O número representa um aumento significativo face aos downloads feitos do "mais pirateado em 2009", Star Trek (11 milhões).

Os sites de torrents são uma das causas apontadas pela indústria para justificar a quebra das vendas de DVDs, o que faria esperar um impacto significativo num caso como este. Mas não foi isso que se verificou, com o filme a bater recordes de vendas em mercados como o norte-americano.

O segundo classificado na lista dos mais pirateados é o filme Kick-Ass - O novo Super Herói, que apesar dos 11,4 milhões de downloads ilegais, não parece ter tido a mesma sorte comercial do blockbuster de James Cameron.

O pódio fica completo com o título Inception (A Origem), de Christopher Nolan, que foi descarregado 9,72 milhões de vezes. Muito próximo dele ficou ainda Shutter Island (9,49 milhões), realizado por Martin Scorsese, que também conta com Leonardo Di Caprio no principal papel.

No Top10 dos mais descarregados este ano estão ainda Iron Man 2 (8,81 milhões), Clash of the Titans (8,04 milhões), Green Zone (7,73 milhões), Sherlock Holmes (7,16 mihões), The Hurt Locker (6,85 milhões) e Salt (6,7 milhões).

Nota da Redacção: Foi feita uma clarificação sobre o papel da comunidade TorrentFreak