O Banco de Portugal emitiu um aviso para os bancos portugueses relativo às novas condições a aplicar na abertura de contas bancárias a partir do mês de Outubro, noticia hoje o Diário de Notícias. Estas novas regras afectam igualmente a abertura de contas na Internet, já que a abertura de uma conta não pesencial só tem efeito após a recepção e verificação dos documentos do cliente.



De acordo com o jornal face ao surgimento da banca online e à possibilidade de se abrir uma conta de depósito por via electrónica, o Banco de Portugal entendeu reforçar os requisitos de segurança para a abertura não presencial. Os elementos de identificação devem assim ser enviados para a instituição por correio sob registo, mas não poderão ser realizados movimentos enquanto o banco não tiver na sua posse toda a documentação exigida.



Actualmente a abertura de contas online está disponível no Bigonline e no Banco BEST, os dois bancos de Internet a operar em Portugal. O Banco de Portugal confirmou porém ao DN de que este aviso não significa que tenha existido problemas com este tipo de instituições.

Notícias Relacionadas:

2005-07-12 - SIBS vai avançar com plataforma de autenticação forte para homebanking