A sugestão é dada pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) numa campanha de Natal que aponta alguns cuidados que os internautas devem ter, se quiserem prevenir problemas de segurança, incluindo tentativas de fraude do smartphone, computador ou tablet.

A APB, que conta com os principais bancos que atuam em Portugal como associados, relaciona a campanha com o aumento dos acessos à internet durante a época natalícia, seja por lazer, para fazer compras online ou para consultar contas bancárias, entre outros exemplos de utilização.

 “Saber identificar os sinais de perigo e tomar as precauções necessárias para assegurar a segurança do seu aparelho, da informação nele contida e dos seus dados pessoais é fundamental”, refere.

Dificultar o acesso indevido ao smartphone ou tablet, suspeitar de emails, chamadas ou SMS que peçam uma ação imediata ou ter especial atenção à pedidos de dados suspeitos no acesso ao homebanking - feitos através de paginas falsas que têm aparência idêntica à do site verdadeiro - são apenas alguns dos conselhos desta campanha.

Conheça a lista completa na galeria que apresentamos a seguir.

A campanha surge numa altura em que as empresas de segurança publicam o balanço do ano relativamente às ameaças informáticas. O da Kaspersky Lab aponta para tendências como o comércio ilegal de dezenas de milhares de dados roubados, a invasão dos sistemas de terminais multibanco, e a corrupção de serviços de pagamentos móveis através de malware e ransomware - este último é considerado pela Kaspersky como a grande ameaça de 2016.

A Check Point, por sua vez, refere o phishing como o tipo de ataque que mais cresceu – mais concretamente 80% - algo que deverá continuar a acontecer em 2017