O projecto que visa cobrir todas as escolas do país com banda larga deverá estar concluído em Janeiro do próximo ano, garantiu hoje Mariano Gago à margem de uma visita ao CiberCafé do Pavilhão do Conhecimento.



A cobertura da totalidade das escolas foi atribuída em concurso à Portugal Telecom que já garantiu forma de chegar aos locais mais remotos, onde até agora não fornecia ADSL.



Estas zonas serão cobertas com a ajuda de uma tecnologia desenvolvida pela PT Inovação, o Pico DSLAM já apresentado pela empresa, confirmou também Mariano Gago que vê no esforço de cobertura destas zonas uma oportunidade para dinamizar a procura de serviços de banda larga em novas regiões do país.



O ministro adiantou ainda que o Governo está a fazer um esforço para duplicar também o número de espaços públicos de acesso à Internet. Para já existem 250 espaços públicos, um número que Mariano Gago espera ver duplicado até 2007.



A visita ao CiberCafé do Pavilhão do Conhecimento, que disponibiliza de forma gratuita o acesso à Internet através de 35 computadores, contou também com a presença de Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, que considerou este período do Natal uma boa altura para testar o sucesso da iniciativa do Governo que reintroduziu os benefícios fiscais na compra de equipamento informático e software, até um limite de 250 euros.



O ministro disse ainda que para já o Governo não tem planos para estender a medida a outros destinatários que não as famílias com crianças em idade escolar.


Notícias Relacionadas:

2005-08-01 - Ligar Portugal quer triplicar o número de famílias com acesso à banda larga