Banda larga com 102 mil novos utilizadores no segundo trimestre do ano
Os acessos à Internet no 2º trimestre do ano em Portugal aumentaram na banda larga, que cresceu 10,5% e no dial up que cresceu 7,3%. No final do período existiam perto de 5,6 milhões de utilizadores de Internet, mais de um milhão usavam banda larga.

No segundo trimestre deste ano passaram a utilizar serviços de banda larga em Portugal 102 mil novos clientes. O número representa um crescimento de 10,5 por cento do total de utilizadores da tecnologia, tendo em conta o trimestre anterior, e uma evolução de 61,3 por cento face ao mesmo período do ano passado, resultando num total de 1.067 milhares de utilizadores do serviço.



A evolução registada pela Anacom, que divulga os números, contribuiu para aumentar num ponto percentual a taxa de penetração de banda larga no país, que passa para os 10,2 por cento.



Confirmando a tendência que se começou a delinear no trimestre anterior, o ADSL é a tecnologia mais procurada pelos portugueses que decidem contratualizar serviços de banda larga. Os dados do regulador revelam que em cada quatro novos acessos em banda larga, três são ADSL, garantindo à tecnologia uma taxa de penetração de 5,5 por cento e uma quota de 53,7 por cento dos acessos, contra uma penetração de 4,7 por cento para o cabo, que acumula uma quota de 46 por cento.



Entre Abril e Junho o número de clientes ADSL aumentou 14,8 por cento para 573.282. No cabo o crescimento foi mais tímido, seis por cento, acabando por fixar o número total de utilizadores em 491.382.



O regulador explica que o crescimento do número de utilizadores de tecnologias de banda larga está relacionado com o aumento do número de lacetes desagregados, que permitem aos novos operadores chegar directamente a casa dos clientes e multiplicar o número de ofertas disponíveis.



Segundo os mesmos números, no período em análise os novos operadores conseguiram aumentar em 40 por cento os seus clientes de banda larga, já que em cada 10 novos clientes, quatro optaram por novos operadores.



A Anacom divulga ainda que no segundo trimestre existiam em Portugal 4.526 milhões de acessos dial up, contribuindo para um total de utilizadores de Internet próximo dos 5,6 milhões e que o número de entidades a prestar serviços de Internet era de 30, menos 10 que o total de entidades habilitadas.



Notícias Relacionadas:

2005-07-12 - ADSL ultrapassa cabo em número de clientes no primeiro trimestre do ano

2005-04-29 - Acesso à Internet em banda larga cresce 70,6% em 2004

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.