A Barnes & Noble lançou uma nova loja de livros digitais, recuperando uma estratégia que não teve sucesso em 2000, quando apostou nos eBooks em plena era das dotcom. A cadeia de livrarias acabaria por desistir dos livros digitais em 2003, mas as condições mudaram e são agora mais propícias a este modelo de comercialização.

O sucesso da Amazon com os livros digitais e o Kindle não é certamente alheio a esta decisão, e a Barnes & Noble quer também lançar um leitor de eBooks dedicado, em parceria com a Plastic Logic.

O equipamento só deverá estar disponível em 2010 e não são conhecidos grandes detalhes, mas tudo indica que será semelhante ao Kindle da principal concorrente e o Reader da Sony.

A loja online vai contar com mais de 700 mil títulos, mais de 500 mil dos quais são obras livres de direitos de autor já disponíveis através do Google Books, grande parte das quais clássicos que já estão em domínio público.

A estratégia é permitir o acesso no maior número de plataformas possível, podendo ser lidos em PCs e smartphones. O Kindle e o Reader estão fora da lista de equipamentos suportados.