A primeira base de dados electrónica de revistas e jornais científicos de língua portuguesa vai arrancar durante o próximo Verão e terá cerca de 200 títulos periódicos.

Com o objectivo de divulgar o trabalho dos investigadores "mais depressa e mais longe", a Fonte Académica, nome escolhido para o repositório, será criada pela editora norte-americana EBSCO Publishing, abrangendo edições portuguesas e brasileiras.

"Será uma forma de abrir o mais possível ao mundo o trabalho dos académicos e também levar a língua portuguesa mais longe, através da Internet", disse à Lusa Carlos Fiolhais, director do Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC), uma das promotoras da iniciativa.

O físico da Universidade de Coimbra considera que, apesar de as publicações académicas privilegiarem a língua inglesa, o interesse da editora multinacional representa "a afirmação da língua portuguesa".

Dos cerca de 200 títulos periódicos que serão incluídos na fase de arranque da Fonte Académica perto de 50 são editados pela Universidade de Coimbra, referiu Carlos Fiolhais.