A ferramenta Bee Explorers, criada pela Bee Engineering, foi criada para reforçar a ligação entre os seus colaboradores, promover o seu bem-estar, mas também como meio para fazer donativos para diferentes associações de caridade. Apesar de ser uma ferramenta interna e para os seus colaboradores, a startup afirma que outras empresas também a podem aceder, desde que assumam o mesmo compromisso social de entrega de bens aos mais desfavorecidos.

A equipa da empresa já utilizou a aplicação em Lisboa, tendo garantindo mais de 40 quilos de bens de primeira necessidade, assim como material tecnológico que foram entregues à associação Entrajuda.

Videojogo português Bee Kind angaria donativos para a União Zoófila
Videojogo português Bee Kind angaria donativos para a União Zoófila
Ver artigo

A Bee Explorers apresenta percursos por diferentes locais, referindo que tem diversas aplicabilidades, estando a ser utilizada na doação de bens solidários. A principal regra parece ser as rotas, que foram definidas como apenas um quilómetro, ainda que possam ser programadas outras maiores. Nessa distância são listados pontos de interesse, os quais são atribuídos pontos. No final da atividade, é contabilizada a pontuação final que dita a quantidade de materiais e alimentos a serem entregues a instituições.

Ou seja, enquanto os membros das equipas socializam e completam a atividade, estão a transformar a performance do percurso numa ação de solidariedade promovida pela respetiva empresa. Segundo José Leal e Silva, diretor executivo da Bee Engineering, “o Bee Explorers representa a combinação ideal entre team buildings e a responsabilidade social, uma filosofia pela qual nos regemos. Assim, além desta atividade reunir equipas e permitir que se aproximem, garante que o façam em torno de um propósito comum e solidário”.

A primeira experiência decorreu no final de setembro, designada como “Team Explorers with Social Mind”. Os colaboradores da empresa juntaram-se m Lisboa e realizaram quatro rotas diferentes. O objetivo final era angariar 40 quilos de bens essenciais, tais como arroz, massa, atum, leguminosas, etc., que depois foram entregues à associação Entrajuda. E a completar o cabaz, foram ainda entregues material tecnológico, alguns deles com avarias de forma a incentivar os jovens a tentar repará-los.

Esta não é a primeira iniciativa solidária da Bee Engineering. Anteriormente, lançou um videojogo chamado Bee Kind, repleto de desafios que permitiram desbloquear diversos donativos entregues à União Zoófila. Também o programa probono Bee Social Opportunity disponibilizou 2.000 horas da sua aequipa a PMEs e ONGs que necessitam de apoio tecnológico.