O .berlin ficou disponível esta terça-feira para as empresas e particulares que pretendam associar a cidade ao seu negócio ou atividade e garantir uma extensão Internet mais original do que os nomes de domínio tradicionais, como o .com, o .org ou o domínio relativo ao país, no caso da Alemanha o .de.

De acordo com a dotBERLIN, um dos registars do novo nome de domínio, o interesse mostrado pelo .berlin é grande. O sufixo estava disponível
para reserva de marcas desde o passado dia 14 de fevereiro e entrou agora em fase de registo geral.

São várias as cidades do mundo que estão a preparar a estreia de sufixos Internet com os seus nomes. Paris aguarda para o mês de maio a entrada em funcionamento de 98 sites com a terminação .paris, mas o período de registo para o público em geral só fica disponível no final do ano.

Nova Iorque (. nyc), Viena (.wien), Londres (.london), Roma (.roma) e Rio de Janeiro (.rio) são algumas das cidades que também já estão a preparar a sua entrada no mundo dos domínios Internet.

Deste conjunto, Nova Iorque chegou a ser a primeira cidade do mundo a anunciar que ia ter um domínio Internet com o seu nome, no verão passado, enquanto Viena tem, desde o início do mês, um site que funciona com a extensão .wien, mas os registos da capital austríaca para o público em geral só estarão abertos a todos a partir de meados de julho.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de redação: Corrigida uma gralha.