O motor de busca da Microsoft estreia hoje uma nova funcionalidade, que aprofunda a integração com o Facebook, tirando partido desta para oferecer resultados de pesquisas "mais relevantes".

Isto quer dizer que a informação nos dois serviços vai ser cruzada para, na altura de apresentar os resultados de pesquisas no Bing, serem tidas em conta as recomendações dos amigos do utilizador no Facebook.

Para isso, é necessário que este tenha conta na rede social e que se encontre autenticado durante a utilização do motor de busca - o que a Microsoft estima que já aconteça com 60 por cento dos utilizadores, que têm uma janela do Facebook aberta enquanto navegam no Bing.

A integração faz com que sempre que entre os resultados de uma pesquisa surjam primeiro conteúdos que tinham recebido um "Like" (Gosto) por parte dos contactos do utilizador na rede social ou que por estes tenham sido partilhados.

O objectivo é aproximar a experiência de utilização do serviço de pesquisas aos mecanismos a que recorremos na "vida real", quando pedimos informações e opiniões aos nossos conhecidos, explica a companhia, na mensagem em que anuncia as novas funcionalidades.

As novidades terão também repercussões para aqueles que não se incluam entre os cerca de 600 milhões de membros da maior rede social do mundo - ou não queiram fazer login para usar o Bing.

O motor de busca vai passar a ter em conta o número de utilizadores do Facebook que usaram o botão "Gosto" numa determinada página Web para determinar o "valor" e relevância dos conteúdos incluídos na mesma.

A Microsoft estima que perto de 3,5 milhões de sites tenham adoptado o botão Gosto, do Facebook, e que cerca de 30 mil milhões de conteúdos (de notícias, a posts em blogs, música e vídeo ou fotografias) sejam partilhados a cada mês através da rede social.

O Bing está a "juntar o QI colectivo da Web" às opiniões "daqueles em quem os utilizadores mais confiam" para trazer para as pesquisas aquilo que designa como "Friend Effect" (Efeito Amigo), escreve Yusuf Mehdi, o responsável pela área de pesquisas na Microsoft que assina a mensagem online.