
O tema está em debate e até as empresas que comercializam soluções deste género estão a trabalhar em soluções de compromisso, que permitam satisfazer quem não gosta de ser constantemente bombardeado com publicidade, sem comprometer fontes de receitas vitais para continuar a permitir a criação dos conteúdos.
Um estudo da Juniper Research Networks vem agora quantificar o montante que os editores podem perder a nível global graças à utilização crescente das tecnologias que permitem “limpar” os sites que visitamos de anúncios publicitários.
Em 2020, a empresa de estudos de mercado estima que a utilização de bloqueadores de anúncios faça os editores perderem mais de 27 mil milhões de dólares (23,7 mil milhões de euros) em receitas, qualquer coisa como 10% do mercado publicitário no mundo digital.
Os autores da análise defendem, no entanto, que cabe aos editores e produtores de conteúdos digitais encontrarem mecanismos para contornar o efeito negativo destas tecnologias, sem deixar de respeitar a vontade de quem consome os conteúdos.
Por enquanto, as tecnologias de ad blocking estão disponíveis para o desktop e para telemóvel. Ainda não existem opções do género para bloquear a publicidade integrada em aplicações móveis, mas em breve deverão surgir.
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