O tema está em debate e até as empresas que comercializam soluções deste género estão a trabalhar em soluções de compromisso, que permitam satisfazer quem não gosta de ser constantemente bombardeado com publicidade, sem comprometer fontes de receitas vitais para continuar a permitir a criação dos conteúdos.

 Um estudo da Juniper Research Networks vem agora quantificar o montante que os editores podem perder a nível global graças à utilização crescente das tecnologias que permitem “limpar” os sites que visitamos de anúncios publicitários.

Em 2020, a empresa de estudos de mercado estima que a utilização de bloqueadores de anúncios faça os editores perderem mais de 27 mil milhões de dólares (23,7 mil milhões de euros) em receitas, qualquer coisa como 10% do mercado publicitário no mundo digital.

Os autores da análise defendem, no entanto, que cabe aos editores e produtores de conteúdos digitais encontrarem mecanismos para contornar o efeito negativo destas tecnologias, sem deixar de respeitar a vontade de quem consome os conteúdos.

Por enquanto, as tecnologias de ad blocking estão disponíveis para o desktop e para telemóvel. Ainda não existem opções do género para bloquear a publicidade integrada em aplicações móveis, mas em breve deverão surgir.

 

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.