A Google vai lançar uma funcionalidade que tem o objetivo de garantir a legitimidade de um contacto remetente. E a novidade tem um aspecto familiar - agora, quando receber um mail de uma empresa verificada, verá um ícone azul, com um certo ao centro, semelhante ao que vemos no Twitter, e que serve para comunicar que o se trata de um endereço fidedigno e não de um qualquer agente malicioso.
Ao passar com o cursor sobre o ícone, verá uma mensagem de confirmação. "O emissor deste mail verificou a propriedade deste domínio, bem como do logo que consta na sua imagem de perfil". A acompanhar o texto, surgirá também um link que o redirecionará para uma página com mais informações.
"A autenticação de emails ajuda os utilizadores e os sistemas de segurança, contribui para o combate ao spam e ajuda as marcas a construir confiança", explica a Google.
A funcionalidade deverá estar disponível para todos os utilizadores até ao final desta semana. Os administradores de contas empresariais podem começar já a configurar esta opção para as suas marcas.
Ao contrário do que acontece no Twitter, não vai ser possível comprar este "blue check", uma vez que ele serve apenas para garantir a identidade de um utilizador.
Este sistema faz parte de um pacote de símbolos de identidade que a Google tem vindo a implementar com o objetivo de tornar o seu ecossistema num espaço mais seguro e confiável. O Brand Indicators for Message Identification, ou BIMI, permite ainda a autenticação de logos para contrariar as imagens forjadas utilizadas por remetentes maliciosos.
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