Procurando ser uma alternativa privada aos browsers das grandes tecnológicas, como o Chrome, Edge ou Firefox, a Vivaldi apresenta hoje a sua quarta versão repleta de novidades. O objetivo foi expandir as suas ferramentas integradas no browser, incluindo algumas novidades importantes, tal como o Vivaldi Translate e o arranque das versões beta do Vivaldi Mail, Calendar e Feed Reader.

Nesse sentido, os utilizadores podem concentrar no Vivaldi 4.0 diversos serviços, sem necessitar saltitar entre diferentes aplicações, seja para verificar o email ou aceder ao seu feed de RSS, prometendo ser mais privado que os seus concorrentes.

A empresa explica que a aplicação de email suporta contas POP e IMAP, permitindo configurar a maioria dos serviços do mercado. As mensagens do correio podem ser abertas em diferentes tabs, em vez de assumirem a página que está a consultar, o que permite saltar entre emails. O Vivaldi Mail deteta automaticamente listas de emails e conversas, categorizando automaticamente o correio para seja mais fácil e rápido de encontrar os assuntos. Diz ainda que gere tudo no computador, em vez de aceder a servidores de webmail operados remotamente.

Quanto ao sistema de RSS, o leitor suporta canais do YouTube, para que nunca deixe de ser notificado de novos conteúdos. A empresa diz que o feed subscrito de um canal é extraído para o browser, permitindo ver o conteúdo sem ter de visitar o YouTube. Refere ainda que os "likes" e outras atualizações semelhantes não fazem spam no feed. Para quem gosta de podcasts também os vai poder receber no feed de RSS.

A nova versão do browser oferece ainda traduções integrais de páginas e os utilizadores até podem decidir pela automatização. Atualmente o Vivaldi 4.0 suporta 50 línguas, mas a empresa vai expandir o total para 109 em breve. A versão Android do browser também suporta a tradução.

Uma das preocupações para a nova versão diz respeito ao design das ferramentas, oferecendo três composições, entre a versão básica para quem deseja apenas utilizar o navegador para ver páginas na internet; uma versão com algumas funcionalidades básicas; e a avançada, com todas as novas ferramentas.

Pode fazer o download do Vivaldi 4.0 no seu website oficial, onde estão explicados ao pormenor cada novo serviço desta versão do browser.