BuyMyPlaylist é uma rede social mas também uma plataforma de venda online de música em formato digital. O serviço, fundado nos Estados Unidos, entrou o ano passado no mercado português e já está entre os 500 sites mais populares no país.

A informação é avançada pela empresa, que cita números fornecidos pela Alexa Internet. Num comunicado de imprensa enviado ontem, o site é descrito como um serviço "baseado na criação de playlists personalizadas", que permite "descobrir, partilhar e comprar [música] a preços aliciantes".

De acordo com a nota aos meios, o BuyMyPlaylist assegura um catálogo com mais de 15 milhões de temas, de todos os géneros, para compra e venda legais online. Para além dos EUA e Portugal, está presente no Reino Unido, Itália e Alemanha.

"Para além da venda de música legal, o BuyMyPlaylist distingue-se por permitir aos utilizadores que criem playlists, ganhar créditos sempre que alguém adquira uma playlist da sua autoria. Esses créditos poderão ser utilizados na compra de nova música", destacam os responsáveis pelo serviço.

A plataforma assume-se também como um espaço de divulgação de artistas independentes e novos projetos musicai, que podem fazer upload de temas para o serviço e definir um valor a ser pago pelo download e streaming das mesmas.

As bandas podem também criar uma página no site onde poderão divulgar conteúdos, concertos e notícias - como acontece em serviços como o MySpace, por exemplo. Em breve passará a ser também possível a venda de merchandising, adianta a BuyMyPlaylist.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes