Uma nova campanha, comunicada ontem pela Comissão de Comércio norte americana (FTC), visa identificar e combater o uso de computadores "zombies" que enviam emails sem autorização dos utilizadores. Para tal a FCT vai contar com o apoio de mais de 20 países, num total de 35 parceiros governamentais, e respectivos fornecedores de serviços de acesso à Internet (ISP).

São cerca de três mil ISPs de todo o mundo que vão ajudar a FTC a identificar e alertar todos os clientes cujos computadores se tenham transformado numa máquina de envio de spams, uma vez que estes não apresentam conhecimentos técnicos para solucionarem o problema sozinhos. No fundo, os diversos fornecedores de serviço de Internet vão ajudar os utilizadores a limpar os sistemas e tomar as devidas precauções básicas para que não voltem a ter o computador infectado.

"Milhares de computadores de todo o mundo foram infectados por spam", disse Lydia Parnes, directora da protecção para o consumidor do FTC. "Com parceiros internacionais, pretendemos alertar os utilizadores para a importância da protecção dos PCs contra emails intrusivos".

Segundo a empresa de segurança Sophos, vírus como o SoBig são responsáveis por cerca de 50 a 80 por cento dos computadores infectados em todo o mundo.

Todavia, a "Operação Spam Zombies" pode vir a enfrentar vários problemas, como por exemplo, a dificuldade de diferenciar spam de emails comuns e o facto de os ISPs não serem obrigados a realizar esta tarefa. Além disso, a China, país onde se encontra um grande número de proprietários de computadores "zombies", já anunciou que não vai colaborar na campanha.

Entre os países que participam nesta campanha contam-se a Albânia, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chipre, Colômbia, Coreira do Sul, Dinamarca, Espanha, Grécia, Holanda, Irlanda, Japão, Lituânia, Malásia, Noruega, Panamá, Peru, Polónia, Suiça, Reino Unido e Taiwan (Formosa).

Notícias Relacionadas:

2005-03-28 - Aliança junta Estados Unidos e Grã-Bretanha no combate ao spam

2005-02-28 - Spam lidera recurso à Anacom na área do comércio electrónico

2005-02-25 - União Europeia e Ásia juntam-se no combate ao spam