
As contas foram, mais uma vez, feitas pela ESET, igualmente responsável pelo alerta dado esta terça-feira relativamente à identificação desta campanha, que a nível mundial mantém cativos cerca de 25 mil servidores Unix, que enviam milhões de emails falsos e colocam 500 mil computadores em risco diariamente.
O conjunto de componentes sofisticados deste malware tem como principal objetivo entrar nos servidores e infetar os computadores que os visitam, roubando informação confidencial.
De destacar que mais de 60% dos sites em todo o mundo estão alojados em servidores Linux, sendo que os investigadores da ESET estão a apelar aos webmasters e administradores de sistemas para que verifiquem os servidores e computadores.
A "Operação Windigo" terá passado despercebida durante cerca de dois anos e meio, período de tempo em que foi ganhando força.
Em resultado deste controlo, mais de 35 milhões de mensagens de spam estão a ser enviadas todos os dias para as caixas de correio de utilizadores inocentes, entupindo as mesmas e colocando os computadores em risco.
Paralelamente, a cada dia que passa, mais de meio milhão de computadores estão em perigo pelo facto de os utilizadores visitarem páginas que se encontram alojadas em servidores infetados por este malware e que os redirecionam para sites de publicidade e kits de exploits.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários