Como é habitual, a intenção do SAPO é destacar trabalhos promocionais ou publicitários adaptados aos novos paradigmas tecnológicos, que se distingam pela sua criatividade.

Estão "à mercê" do voto do público o Grande Prémio Utilizadores SAPO, o Grande Prémio SAPO Angola, o Grande Prémio SAPO Cabo Verde, o Grande Prémio SAPO Moçambique e o Grande Prémio Utilizadores Timor Leste.

Além dos grandes prémios (onde se inclui também o Grande Prémio SAPO do Júri), existem mais cinco categorias a concurso: os Prémios Setoriais, os Prémios por Formato, os Prémios Especiais, os Prémios Agência de Meios e os Prémios de Reconhecimento.

Os votos para as "máquinas do digital" do ano fazem-se a partir do endereço http://premios.sapo.pt/2013, até ao próximo dia 31 de Outubro, sendo necessário fazer login com a conta do SAPO. Os internautas só podem votar num trabalho por Categoria Setorial, mas não é obrigatório votar em todas as categorias.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico