Há novos carros a fotografarem as ruas europeias e desta vez não são da Google, são da Microsoft. Depois dos Estados Unidos, a fabricante vai estender à Europa o Streetside, rival do popular (e em igual medida polémico) Street View, da gigante das buscas.

A cidade europeia escolhida para estrear o serviço terá sido Londres, onde, segundo a imprensa local, já circulam quatro veículos equipados com câmaras fotográficas, guiados por GPS com o sistema Navteq da Nokia.

Disponibilizado em finais de 2009 nos EUA, o serviço da Microsoft permite visualizar imagens a 360 graus ao nível das ruas, de forma muito idêntica ao Street View. Além das fotos em 3D, a ferramenta inclui ainda a criação de percursos e a localização de outros utilizadores.

Tentando evitar os problemas enfrentados pela Google com o seu serviço - ainda recentemente a empresa anunciou a suspensão do Street View na Alemanha -, a Microsoft diz estar a trabalhar em parceria com as organizações locais de protecção da privacidade.

Um dos compromissos assumidos é o de colocar anúncios nos jornais, com o aviso de que irá estar em determinada cidade, numa determinada data.

Está também prevista a disponibilização de um número de telefone, para onde as pessoas poderão ligar sempre que tenham dúvidas em relação ao serviço, assim como o site microsoftstreetside.co.uk.