A utilização do Cartão de Cidadão como sistema de autenticação em serviços da Administração Pública estava prevista desde o início do projecto, mas tem vindo a ser implementada de forma faseada. Hoje a Secretaria de Estado da Administração Pública comunicou que estes cartões vão permitir o acesso directo ao Portal das Finanças e da Segurança Social Directa, dispensando as tradicionais senhas que são enviadas para a morada dos contribuintes.

Actualmente estão emitidos mais de 3,5 milhões de Cartões de Cidadão, um número já muito significativo para o período de três anos desde o início da emissão deste cartão. O Cartão de Cidadão reúne uma série de documentos, como o Bilhete de Identidade, Cartão de Segurança Social e Cartão de identificação fiscal, possuindo um chip de autenticação e podendo funcionar para assinatura electrónica.

Mas, como o TeK tinha escrito no início do ano, o número de serviços onde as funcionalidades de autenticação podiam ser utilizadas era muito reduzido, estando ligados sobretudo a serviços para empresas, no Portal da Empresa, e na área de Saúde, com a marcação de consultas online e a consulta de registos.

Na lista de serviços que pode usar com o Cartão de Cidadão, publicada no Portal de Cidadão, ainda não constam o do Portal das Finanças e da Segurança Social Directa, mas tem os links para outros serviços úteis.

Para usar o Cartão de Cidadão como sistema de autenticação é obrigatória a utilização de um leitor que dá acesso à informação guardada no chip. Alguns portáteis têm já esta funcionalidade integrada mas é possível encontrar no mercado vários leitores simples com preços a rondar os 20 euros, que podem ser adquiridos também no Balcão do Cartão de Cidadão.

A instalação no computador de uma aplicação permite a visualização da informação que está guardada no chip, o acesso e instalação dos certificados no computador e o uso do Bloco de Notas, onde pode inserir a informação que considerar importante.

Esta aplicação pode ser descarregada do site do Cartão de Cidadão e está disponível para sistemas operativos Windows, Mac e Linux, contemplando várias distribuições.