O balanço do número de pedidos online foi feito hoje em comunicado conjunto entre o Ministério da Justiça e da Presidência e Modernização administrativa e confirma a adesão dos utilizadores a este modelo de renovação do cartão de identificação, que permite evitar as filas que se têm formado pelo crescimento da procura nos últimos meses.

A possibilidade de renovar o Cartão de Cidadão online está sujeita a uma série de critérios mas é uma das medidas que colocadas em ação nas últimas semanas face às reclamações das longas filas de espera para emissão e renovação do documento de identificação.

A renovação online do Cartão entrou em funcionamento a 20 de junho e nos primeiros quatro dias 1.400 cidadãos usaram o sistema.

Em comunicado os ministérios refere que outra medida implementada para melhorar o atendimento do Cartão de Cidadão diz respeito à possibilidade de reutilização dos dados do cidadão existentes no sistema, o que permitiu a redução para metade do tempo médio de atendimento (cerca de 5 minutos) e o alargamento dos locais onde é possível solicitar a renovação do documento de identificação.

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Recorde-se que, desde 20 de maio, a renovação do Cartão de Cidadão pode ser feita não só nos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado como também em dezenas de Espaços Cidadão de Lisboa, Algarve e Porto.

Estão ainda disponíveis 54 Espaços Cidadão, 40 dos quais na área metropolitana de Lisboa, 9 na região do Algarve e 5 na área do Porto. Nestes espaços já foram feitos mais de 10 mil pedidos de renovação de Cartões de Cidadão.

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Foi ainda criado um serviço de apoio personalizado para renovação online na Conservatória de Lisboa da Av. Fontes Pereira de Melo, no Campus de Justiça e na Conservatória de Oeiras. Nestes locais a entrega de senhas passou a ser feita a partir das 7horas da manhã.

Os alertas enviados por SMS com o aviso do fim do prazo de validade do Cartão de Cidadão passaram também a incluir uma proposta de data e local para o agendamento.

Segundo o comunicado "as várias medidas já resultaram numa descompressão muito significativa do atendimento, permitindo que os cidadãos percam menos tempo em filas e deslocações".