O balanço do número de pedidos online foi feito hoje em comunicado conjunto entre o Ministério da Justiça e da Presidência e Modernização administrativa e confirma a adesão dos utilizadores a este modelo de renovação do cartão de identificação, que permite evitar as filas que se têm formado pelo crescimento da procura nos últimos meses.
A possibilidade de renovar o Cartão de Cidadão online está sujeita a uma série de critérios mas é uma das medidas que colocadas em ação nas últimas semanas face às reclamações das longas filas de espera para emissão e renovação do documento de identificação.
A renovação online do Cartão entrou em funcionamento a 20 de junho e nos primeiros quatro dias 1.400 cidadãos usaram o sistema.
Em comunicado os ministérios refere que outra medida implementada para melhorar o atendimento do Cartão de Cidadão diz respeito à possibilidade de reutilização dos dados do cidadão existentes no sistema, o que permitiu a redução para metade do tempo médio de atendimento (cerca de 5 minutos) e o alargamento dos locais onde é possível solicitar a renovação do documento de identificação.
Recorde-se que, desde 20 de maio, a renovação do Cartão de Cidadão pode ser feita não só nos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado como também em dezenas de Espaços Cidadão de Lisboa, Algarve e Porto.
Estão ainda disponíveis 54 Espaços Cidadão, 40 dos quais na área metropolitana de Lisboa, 9 na região do Algarve e 5 na área do Porto. Nestes espaços já foram feitos mais de 10 mil pedidos de renovação de Cartões de Cidadão.
Foi ainda criado um serviço de apoio personalizado para renovação online na Conservatória de Lisboa da Av. Fontes Pereira de Melo, no Campus de Justiça e na Conservatória de Oeiras. Nestes locais a entrega de senhas passou a ser feita a partir das 7horas da manhã.
Os alertas enviados por SMS com o aviso do fim do prazo de validade do Cartão de Cidadão passaram também a incluir uma proposta de data e local para o agendamento.
Segundo o comunicado "as várias medidas já resultaram numa descompressão muito significativa do atendimento, permitindo que os cidadãos percam menos tempo em filas e deslocações".
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