Tinha feito parte das promessas de Barack Obama no dia da tomada de posse, a 21 de Janeiro: tornar a administração norte-americana mais aberta, transparente e participativa para os cidadãos. a Open Government Iniciative materializa agora essa intenção e lança dois sites que são instrumentais para cumprir o objectivo.

A iniciativa foi apresentada ontem por Valerie Jarrett, uma das conselheiras do presidente, e quer envolver o cidadão comum na definição de estratégias políticas. O processo, aberto à participação de todos, tem três fases: brainstorming, discussão e preparação de uma proposta preliminar.

No Memorando da Transparência e Governo aberto foi definido que a 21 de Maio a Casa Branca convidaria o público a contribuir com o seu conhecimento para as últimas recomendações sobre o Governo Aberto, o que foi feito com o lançamento da iniciativa e a criação de um blog específico.

Com o início da fase de brainstorming o compromisso é de que até 3 de Junho as melhores ideias sejam passadas para discussão num blog, materializando-se num wiki para a construção das recomendações de forma colaborativa.

No site a administração de Obama lembra porém que a abertura do governo já começou e que há diversos exemplos em várias áreas, que podem ser vistos numa Galeria.

Entre os bons exemplos contam-se dois sites hoje lançados, o Data.gov e o Regulations.Gov que pretendem dar acesso a informação governamental e participar na área de regulação.