A Comissão Europeia acaba de divulgar um estudo que conclui que o investimento público pan-europeu em infra-estruturas de tecnologias da informação por parte dos governos da União Europeia introduz melhorias significativas na qualidade do serviço prestado pelas Administrações Públicas nacionais e ao nível da produtividade, que levarão ao aumento da satisfação das empresas e dos contribuintes do espaço comunitário.

O relatório em causa foi elaborado no âmbito do programa Intercâmbio de Dados entre Administrações (conhecido como IDA) relativamente ao projecto Serviços Trans-Europeus para Telemática entre Administrações (TESTA), o qual estabelece sinergias e troca de informações entre Administrações Públicas europeias. Este calcula que os custos anuais com TI deverão ser na ordem dos 4,8 milhões de euros o que representará benefícios de 8,6 milhões de euros.

Sobre esta questão o comissário europeu para a Sociedade de Informação e Empresas, Erkki Liikanen, considera, em comunicado oficial, "já sabíamos que o investimento público em TI pode gerar ganhos substancias a nível da produtividade no sector público, assim como em empresas privadas(..). Este estudo fornece provas desses benefícios para os contribuintes. Além da redução de custos o estudo sobre o TESTA mostra que o investimento nesta área melhora a qualidade e a disponibilidade dos serviços públicos pan-europeus".

Além da questão do retorno do investimento, os factores relacionados com o aumento da qualidade dos serviços, assim como os ganhos em termos de tempo foram aspectos centrais analisados neste estudo. De acordo com o mesmo, melhorias ao nível da satisfação as Administrações Públicas inseridas neste projecto é significativo, o que se compreende pelo aumento de 300 por cento do volume de dados transferidos por esta rede entre Janeiro de 2002 e Junho de 2003. A terminar o relatório conclui que é previsível um crescimento na procura de serviços por parte do TESTA nos próximos tempo.

Notícias Relacionadas:

2002-03-05 - Comissão Europeia anuncia nova plataforma para serviços de eGovernment