O ChatGPT pode em breve adicionar oito novas vozes às quatro já disponíveis no assistente inteligente da OpenAI. As oito novas vozes, embora não tenham sido anunciadas pela OpenAI são oficiais. Foram descobertas por programadores no código em software da empresa. Já a indicação de que vão ser lançadas em breve - ou sequer de que vão ser lançadas - é pura suposição.

Faz sentido que à medida que vai fazendo evoluir o modelo de linguagem e reforçando a interação por voz o ChatGPT junte outras vozes às opções disponíveis, mas a OpenAI ainda nada disse sobre isso.

Tibor Blaho, o engenheiro que publicou na X as novas vozes descobertas, mostra com isso que as novas opções de voz são altamente realistas, mais precisas na capacidade de entoar pontuação  e inovadoras na capacidade de imitar sons não verbais como sons de animais, uma proeza que não tem sido fácil para vozes “fabricadas” por inteligência artificial.

Os autores desta descoberta identificaram ainda um novo botão “ler em voz alta” numa versão de teste do software do ChatGPT para a web, onde acreditam que as novas opções de voz possam vir a ser integradas.

Neste momento, o ChatGPT disponibiliza quatro vozes: Breeze, Cove, Ember e Juniper. Já houve uma quinta voz, a Sky, que acabou por ser removida por causa das semelhanças com a voz da atriz Scarlett Johansson.

Os nomes de código destas novas possíveis vozes do assistente inteligente da OpenAI são Fathom, Glimmer, Harp, Maple, Orbit, Rainbow, Reef, Ridge e Vale.

A OpenAI revelou no final de agosto que o seu modelo de IA tem mais de 200 milhões de utilizadores ativos por semana, o  dobro daquilo que tinha há um ano, segundo a Axios. A empresa continua assim a liderar num mercado que cresceu de forma explosiva nos últimos anos e tem  dado mote para os maiores negócios da tecnologia dos últimos tempos, entre compras e investimentos de capital.