O ministro da Defesa chinês, Liang Guanglie, revelou que dois sites relacionados com as forças de segurança do país asiático sofreram cerca de 1,7 milhões de ataques durante 2012, numa média de 144 mil tentativas de hackings mensais. Os EUA estão na linha da frente dos locais onde os ataques tiveram origem, isto é, foram responsáveis por 63% das tentativas de invasão.

Os valores são baseados no registo de IP que foi feito na altura dos ataques. "Esperamos que os EUA expliquem e clarifiquem isto", escreve o The Guardian citando um comentário de um porta-voz do ministério da Defesa chinês.

A China responde assim às acusações que têm sido feitas pelos norte-americanos e que colocam a potência oriental como alegada responsável pelos ciberataques que têm sido realizados contra instituições norte-americanas, como o The New York Times, The Wall Street Journal, Apple, Twitter e Facebook.

O governo de Pequim nega as acusações feitas pelos EUA e passam a imagem de que também são vítimas no meio da ciberguerra que parece instalada entre os dois países. Uma notícia que o TeK já referiu, revelou entretanto que os ataques realizados contra os norte-americanos podem afinal ter origem na Europa de Leste.

Os sites chineses atacados são do ministério da Defesa e do exército nacional, algo que começou a acontecer desde que foram criados mas que o número de tentativas de invasão tem aumentado nos últimos anos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.