A novidade está a ser apresentada nas versões destinadas a teste da nova edição do browser da Google, o Chrome 6. Ao invés de assumir o Google como motor de busca predefinido, o software apresenta uma janela em que solicita ao utilizador que escolha o serviço de pesquisas online da sua preferência: Google, Yahoo ou Bing.

A solução assemelha-se ao "ecrã de escolha" que a Microsoft se viu obrigada a incluir, relativamente ao browser a usar, nas versões do Windows 7 vendidas na Europa, por imposição da Comissão Europeia. No caso da Google nada leva, no entanto, a crer que não se trate de uma decisão absolutamente voluntária.

A nova característica do Chrome não é ainda, no entanto, "oficial", não estando também confirmado se esta irá, de facto, ser incluída na versão final do programa.

Trata-se, por enquanto, de apenas mais uma das novidades incluídas no Canary Build - uma versão de teste do navegador, onde é possível ir experimentando aquilo que a Google está a preparar para o novo Chrome (sem necessidade de desinstalar versões anteriores). Nesta versão, quando o internauta utiliza pela primeira vez o navegador, é-lhe solicitado que escolha o motor de busca que vai querer usar "por defeito".

De acordo com o avançado pela imprensa internacional, a introdução desta janela dever-se-á apenas à vontade da Google, não havendo sequer notícia de que a Microsoft ou Yahoo tenham requisitado a introdução de mecanismos do género (devido à posição de liderança da Google no mercado das pesquisas online).

No caso da Microsoft, a decisão das autoridades comunitárias esteve relacionada com a necessidade de acautelar a concorrência.