Já está disponível uma versão do Chrome para telemóveis. Compatível com Android, a primeira versão móvel do Chrome demorou cerca de três anos a chegar e para já está disponível em versão beta e limitada aos equipamentos que usem a versão Ice Cream Sandwich (4.0) do sistema operativo. No entanto, leva para o smartphone todas as funcionalidades disponíveis no Chrome para desktop.



Com a nova versão, quem já utiliza o browser no desktop pode sincronizar informação nos dois ambientes partilhando favoritos ou memorizando termos de pesquisa, por exemplo. Também possível é aceder no telemóvel às páginas abertas na versão desktop do browser.



A expectativa em relação a uma versão móvel do Chrome era elevada e a demora também foi grande porque, como a Google já tinha justificado, a ideia era desenvolver um produto que não desiludisse.



"Não queríamos avançar apenas com uma espécie de versão light do Chrome, mas pretendemos levar todas as funcionalidades do browser para o Android", explicava Sundar Pichai, vice-presidente do Google Chrome, numa entrevista concedida à CNN.




A previsão da equipa de desenvolvimento do Chrome aponta para que num prazo máximo de três meses, a versão beta agora disponibilizada passe a definitiva. A prazo o objetivo é fazer do Chrome a opção preferencial do Android, uma má notícia para a concorrência que já se previa, só faltava concretizar.




Recorde-se que desde agosto de 2010 estava já disponível o Chrome to Phone, uma extensão que facilitava a transferência de links e outras informações do browser no PC para um telemóvel com Android, um primeiro passo para a integração que a versão mobile do browser agora vem concretizar em pleno.



Num vídeo, a Google explica as novidades da nova versão.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico



Nota de redação: Corrigido o link para o Chrome.

Cristina A. Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.