Já está disponível para download a versão estável do Chrome 12. A actualização do browser da Google corrige 15 falhas de segurança, trazendo várias melhorias ao nível da segurança e da privacidade.


Com actualização automática para quem já utiliza versões anteriores, o Chrome 12 estende o campo de actuação do modo Safe Browsing, dos sites aos downloads. Ou seja, a tecnologia promete agora melhorar a protecção do utilizador contra malware e phishing, com alertas que são despoletados sempre que o utilizador se prepara para descarregar ficheiros potencialmente perigosos.


Os ficheiros que merecem aviso são que têm origem na lista de sites considerada perigosa Safe Browsing API, disponível já na versão anterior do browser.


Ao nível da privacidade, esta versão 12 introduz mais e melhores mecanismos para gerir, controlar e eliminar cookies, desta vez no Flash, trazendo para o browser a possibilidade de eliminar registo da navegação (Local Shared Objects) logo a partir daí.


O CSS 3D acelerado por hardware também traz melhorias a níveis dos gráficos e passa a permitir a exibição em pleno dos gráficos 3D nas páginas Web e nas aplicações que tirem partido dessas características.


As 15 falhas de segurança corrigidas por esta nova versão do browser estavam classificadas como de risco elevado (seis), médio (seis) e baixo (três). Nenhum delas estava por isso no nível máximo de risco, crítico.