O Chrome ganhou uma versão otimizada para navegação Web a partir de dispositivos móveis da Apple, anunciou a Google esta quinta-feira. A aplicação gratuita que leva o browser para equipamentos com o sistema operativo iOS já se encontra disponível para download na AppStore.

A novidade foi apresentada no segundo dia da conferência de programadores da gigante das pesquisas, a Google I/O, depois de um primeiro dia com os olhos postos no lançamento de um tablet em nome próprio e da nova versão do seu sistema operativo móvel, o Android.

"As pessoas andavam a pedir-nos para usar o Chrome no iPhone. Nós achámos que não devíamos ficar por aí e decidimos lançar o Chrome para iPad também", afirmou o responsável de produto do browser, Brian Rakowski, citado pela AFP.

[caption][/caption]

O Safari continua a ser o browser de utilização pré-definida nos dispositivos da Apple, mas se o novo concorrente do Safari em dispositivos móveis se tornar um sucesso, pode dar um impulso interessante aos lucros da gigante das pesquisas.

Atualmente, a Google tem de partilhar com a Apple as receitas da publicidade decorrentes da integração do seu motor de busca no Safari. As receitas que resultem de publicidade em pesquisas feitas a partir do Chrome pertencem à Google na íntegra.

[caption][/caption]

A chegada do Chrome ao iOS dá-se cerca de um mês após o lançamento do Axis pela Yahoo!, um browser para dispositivos móveis da Apple que também funciona como um plug-in sobre soluções de terceiros. A semana passada foi a vez da Mozilla revelar que estava a preparar um navegador para o iPad.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes