O Chrome já é o segundo browser mais usado em Portugal, ultrapassando o Firefox. A conclusão é avançada pela Marktest, com base numa análise dos valores registados pelo Netscope durante 2011.

Segundo a empresa de estudos de mercado, embora o Internet Explorer continue a ser o navegador mais usado em território nacional, o browser da Google quase duplicou a sua quota de mercado ao longo do ano que passou e, chegando a dezembro como o segundo mais utilizado.

O software é também aquele que regista a evolução mais positiva nos últimos tempos, atendendo aos dados registados do sistema de medição de tráfego de Internet em 2010 e 2011.

Se no início de 2011, o Internet Explorer era a plataforma responsável por 65,3% dos pageviews registados, a sua utilização sofreu uma quebra de 17,5% entre janeiro e dezembro desse ano, com o navegador da Microsoft a chegar ao final do ano com uma quota de 53%.

Já o Chrome, que em 2010 se ficava pelo terceiro lugar da tabela dos navegadores mais utilizados, com 11,4% dos pageviews gerados, conseguiu terminar 2011 com uma fatia de 22,1% em dezembro.

Outros das "vítimas" desta ascensão do Chrome foi o browser da Mozilla. Em janeiro era usado em 20,3% das visualizações de páginas registadas, afirmando-se como o segundo navegador mais utilizado, mas em dezembro o valor tinha descido para os 19%, sendo ultrapassado pela solução da Google.

O Safari, da Apple, regista um desempenho positivo, fazendo crescer a sua quota de mercado dos 2,7%, em janeiro, para os 4,1%, em dezembro, mas continua bem abaixo dos seus concorrentes.

[caption][/caption]

Já na avaliação das quotas de mercado com base na globalidade dos 14,8 mil milhões de pageviews registados durante o ano, o Firefox (com 19,4%) continua a levar a melhor ao Chrome (15,7%). A liderança é assegurada pelo Internet Explorer com 60,3% do mercado.

[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.