
O Chrome alcançou no final do mês de novembro a segunda posição mundial no mercado dos browsers. O produto da Google chegou ao mercado em 2008 mas desde então tem ganho quota e desafiado a concorrência.
Na liderança do mercado continuava no fim do mês de novembro o Internet Explorer reunindo a preferência de mais de 40 por cento dos utilizadores. A liderança da proposta da Microsoft é continua a ser destacada, mas tem perdido gás. No final de 2009 o Internet Explorer tinha 60 por cento do mercado. No final do ano seguinte perdera 10 por cento e quase um ano depois a história repete-se.
Para chegar ao segundo lugar do top mundial, o Chrome "roubou" a posição do Firefox, o browser cujo desenvolvimento é coordenado pela Fundação Mozilla, que ao longo dos últimos anos se assumiu como a principal alternativa ao Internet Explorer. No final de novembro o Chrome arrecadava 25,69 por cento do mercado e o Firefox descia para os 25,23 por cento.
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É interessante notar que ainda em janeiro deste ano o Chrome tinha uma quota de apenas 15,68 por cento, contra os 30,68 por cento do Firefox e os 46 por cento do Internet Explorer, mostram os números da StatCounter.
Outra curiosidade é o facto de em Portugal a liderança do Chrome, face ao Firefox, ser ainda mais expressiva. Por cá o browser é usado por 27,84 por cento dos internautas, contra os 22,98 por cento do Firefox. O Internet Explorer controla com 43,51 por cento de quota.
A rapidez, a usabilidade e a inovação (de que a loja de aplicações associada é um sinal) têm sido trunfos a favor do Chrome, que ajudam a explicar a sua rápida ascensão.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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