Navegar no Chrome e ter de lidar ao mesmo tempo com anúncios que parecem ser infinitos não é propriamente algo que "derreta" os internautas. A pensar nisto, e ciente do impacto que têm na bateria e utilização de dados nos equipamentos, a Google vai limitar os recursos que um anúncio pode utilizar antes que o utilizador tenha a possibilidade de interagir com o conteúdo publicitário. Esta "intervenção" deverá ser lançada até ao final de agosto.

O anúncio foi feito no Chromium Blog, pelo product manager do Chrome, Marshall Vale. O representante garante que a empresa descobriu recentemente que "uma fração de uma percentagem de anúncios consome uma parcela desproporcional de recursos do equipamento" sem que o utilizador saiba.

Google confirma que Chrome vai mesmo bloquear anúncios
Google confirma que Chrome vai mesmo bloquear anúncios
Ver artigo

Mas porque razão isto acontece? Como explica a empresa, anúncios como aqueles que exploram o tema das criptomoedas são mal programados ou não são otimizados para a utilização em rede. Por isso, podem esgotar a duração da bateria, saturar redes já sobrecarregadas e ter custos.

Para resolver estes problemas, e proporcionar uma melhor experiência no Google Chrome, a empresa explica que passarão a haver limitações. "Quando um anúncio atinge o limite, o seu frame vai ser direcionado para uma página de erro". Desta forma, o utilizador é informado que o conteúdo recorreu a muitos recursos.

A Google mostra nesta imagem um exemplo do que vai passar a surgir nestes casos.

Como os anúncios que

Anúncios muito “prejudiciais” para os equipamentos são poucos mas “bons”

Para determinar esses limites, a Google mediu os parâmetros dos anúncios na plataforma e identificou os mais "prejudiciais" para os equipamentos. Existem conteúdos publicitários que utilizam mais de metade da largura de banda da CPU ou da rede do que 99,9% do todos os anúncios detetados para esse recurso.

A empresa está agora a estabelecer como limites 4 MB de dados de redes ou 15 segundos de utilização da CPU em qualquer período de 30 segundos ou 60 segundos da utilização total da CPU. A empresa esclarece que apesar de apenas 0,3% dos anúncios excederem esse limite, representam 27% dos dados de rede utilizados por anúncios e 28% da utilização do anúncio da CPU.

Anúncios

No post, o product manager do Chrome garante que, ao dar três meses de "experiência", a empresa pretende dar aos developers o "tempo adequado". De forma a entender o impacto desta "intervenção" os profissionais podem aceder a relatórios para terem conhecimento dos anúncios que o Chrome transferiu.

Os esforços nesta área da publicidade têm sido notórios por parte da gigante tecnológica. Em 2017, por exemplo, anunciou que a partir do início de 2018, os únicos anúncios que seriam aceites no Chrome seriam os que integram um conjunto definido pela Coaliation for Better Ads.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.