À medida que os norte-americanos ganham experiência online, a natureza da utilização da Internet parece mudar da quantidade para a qualidade. De acordo com um estudo da Pew Internet and American Life, cujos resultados foram divulgados recentemente, há uma ligeira diminuição no tempo médio de duração das sessões online - no espaço de um ano passou dos 90 para os 83 minutos.
Isto porque os internautas mais experientes afirmam que é mais provável que usem o tempo que passam online noutras actividades como trabalhar a partir de casa, consultar os últimos movimentos das suas contas bancárias ou fazer reservas de viagem, no lugar de simplesmente navegar sem destino pela Net.
Também o email parece ter perdido a novidade, indica o estudo, uma vez que os utilizadores afirmam que o envio de mensagens foi menos frequente. Por sua vez, existe agora mais confiança no mesmo meio para enviar mensagens com conteúdos mais importantes, relativos a questões pessoais, por exemplo.
Grande parte dos "ciber-veteranos" afirma que a Internet também modificou o seu comportamento offline. Um em cada quatro afirma que passa menos tempo a ver televisão, enquanto perto de um em cada três que efectua aquisições online afirma que o faz em detrimento de idêntico comportamento em lojas "reais".
A probabilidade de levar trabalho para casa entre os internautas também cresceu, segundo o estudo. Catorze por cento dos inquiridos afirma que a Web fez aumentar a quantidade de tempo que trabalham a partir de casa, enquanto 5 por cento afirma o oposto, ou seja, que o tempo dedicado ao trabalho a partir de casa diminuiu.
As mensagens de correio electrónico não solicitadas, ou spam, lideram a lista de queixas dos internautas inquiridos, com 44 por cento a considerá-las um problema. Mais de metade afirmou que já recebeu emails com conteúdos pornográficos.
O estudo da Pew Internet & American Life baseou-se em entrevistas realizadas a 1.501 utilizadores da Internet durante o espaço de um ano, entre Março de 2000 a Março de 2001.
Notícias Relacionadas:
2002-01-02 - Mulheres compraram mais online na época de Natal
2001-12-26 - Norte-americanos compram online no trabalho
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários