A análise foi conduzida pela Reuters/Ipsos, de 11 a 26 de março, e indica uma ambivalência crescente em relação às empresas de Internet cujos serviços online, como as redes sociais ou motores de busca, se transformaram nos últimos anos num dos maiores negócios do mundo.

A possibilidade de saberem a localização física de um internauta e a monitorização de hábitos de consumo e das comunicações pessoais lideram as listas de preocupações dos norte-americanos.

Os receios vão aumentando à medida que as fronteiras entre os produtos Web e os serviços do mundo real começam a confundir-se e numa altura em que muitas das principais empresas tecnológicas querem colocar o seu "cunho" em áreas diversas, que podem ir desde aplicações para o lar aos drones ou aos automóveis.

Tais ambições preocupam 51% dos cerca de 5.000 internautas que participaram no estudo promovido pela Reuters, que responderam afirmativamente quando questionados se Google, Facebook, Apple, Microsoft e Twitter estão a ir longe de mais ao alargarem os seus negócios a estas vertentes tão diversificadas.

Mais especificamente, 42% sentem-se pouco confortáveis com a aposta destas empresas nos drones - planos que a Amazon e o Facebook partilham, mas com objetivos diferentes - enquanto 29% acham pouca piada aos robots - que parece ser a aposta da Google com a aquisição recente da Boston Dynamics.

Apenas 13% indicaram ter sentimentos negativos sobre o investimento que as empresas de Internet estão a fazer nas "aplicações domésticas".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico