O www.cidadebcp.pt, portal de Internet do banco BCP, apresentou ontem uma nova gama de serviços
financeiros disponíveis através de navegação em PDA (Personal Device
Assistant). Depois da banca por telefone, na Internet, o uso de SMS, os PDAs e os smartphones fazem parte da estratégia de mobilidade para a banca online do Grupo BCP.

Através da tecnologia Pocket PC da Microsoft, a instituição oferece assim um inovador serviço de banca móvel que permitirá aos clientes registados no respectivo portal um acesso rápido, simplificado e a partir de qualquer local, a uma série de operações onde se incluem transacções, consultas, pagamentos ou compra e venda de acções, entre muitas outras possibilidades.

Com o lançamento deste serviço, aquele que, segundo dados recentes da Marktest, já é o portal financeiro mais visitado da Internet, procura diversificar a sua oferta a um mercado por enquanto reduzido mas com grande potencial económico e que, a curto prazo, pode mesmo vir a massificar-se, na opinião de Bastos Gomes, administrador do BCP. Para o mesmo responsável, a aposta da empresa na área de homebanking é mesmo crucial para a manutenção da sua instituição como uma das maiores entidades bancárias em Portugal.

A aplicação para PDA do cidadebcp, apresenta algumas características chave que, a juntar à originalidade do seu conceito, podem determinar o seu sucesso, na opinião dos seus responsáveis. A primeira delas é o facto de permitir que os dados a que se acede enquanto se está online possam ficar guardados para uma futura consulta offline. Outra possibilidade é a de, sem necessidade de ligação ao
cidadedcp, o utilizador registar e guardar operações no dispositivo para posterior envio em bloco quando estiver online.

Uma das componentes contempladas pelo BCP nesta aplicação foi a da segurança, um factor decisivo para o sucesso deste tipo de operações financeiras. Nesse capitulo convém referir que toda a comunicação e aplicação do dispositivo e os servidores do cidadebcp é feita por HTTPS; que toda a informação gravada localmente é cifrada; que para o acesso online é necessário a introdução de um username e de uma password da cidadebcp; que para a realização de operações bancárias é necessária uma chave de confirmação e ainda que a aplicação local está protegida por um código PIN.

Ainda durante a conferência, Luís Almeida, anunciou a estratégia de banca móvel do BCP, que passa pelo lançamento do portal cidadebcp para formato de Smartphone em Julho e a apresentação do mesmo site em WAP no decorrer do próximo mês de Setembro.

Notícias Relacionadas:
2003-05-22 - Cidadebcp é o portal de homebanking mais consultado em
Portugal

2002-04-10 - Cidadebcp disponibiliza novas funcionalidades SMS
2000-07-06 - Cidadebcp.pt já está online